Raça do mês de Maio - Welsh Corgi Cardigan

 

Welsh Corgi Cardigané uma das duas separadas raças de cães conhecidas como Welsh Corgi, que se originou em Gales; o outro chama-se Welsh Corgi Cardigané. A cardigan é tida como uma das raças mais antigas de pastoreio. Reconhecida como raça há mais de 1000 anos, tem seu surgimento especulado em possíveis 3000 anos. Até meados do século XIX, foi o único cão criado por comunidades galesas. Originalmente um animal de pastoreio em fazendas, devido a seu tamanho reduzido, suficiente para mordiscar os calcanhares e não ser pisoteado, tem em seu nome o significado de "cão (gi) de guardar (cur)". É considerado um cão alerta e exuberante, embora teimoso. Fisicamente pode atingir os 32 cm e pesar 17 kg. Sua pelagem pode ter variadas cores, desde a tigrada à azul merle. Possui os olhos bem separados, as orelhas eretas e arredondadas e a cauda grossa como a de uma.

Aparência Geral

Baixo, com ossatura moderadamente pesada e tórax profundo. Toda a silhueta é alongada em relação à altura, culminando com uma cauda de inserção baixa, peluda como a de uma raposa.

A impressão geral é a de um cão gracioso, poderoso, pequeno, capaz tanto de velocidade como de resistência, inteligente, vigorosamente construído mas não grosseiro.

  

Pelagem

É de comprimento médio, mas densa, uma vez que é dupla. Os pelos externos levemente ásperos em textura; nunca duros, encaracolados ou sedosos. São relativamente acamados e resistentes às intempéries. O sub-pelo isolante é curto, macio e espesso. Uma pelagem correta é a que tem pelos curtos nas orelhas, cabeça, pernas; pelo mediano no corpo; e ligeiramente mais longo e grosso no colar, na parte de trás das coxas formando calções e na parte de baixo da cauda. A pelagem não deve ser tão exagerada de forma a parecer que o cão é peludo. Esta raça sofre mudança de pelo, e a perda sazonal do sub-pelo não deve ser tão severamente penalizada, contanto que o pelo esteja saudável. Não são permitidos cortes, exceto para arrumar os pés, e caso se deseje, remover os bigodes. Pelo externo macio, de comprimento uniforme, duro, encaracolado, sedoso, destacadamente curto e/ou pelagens acamadas não são desejáveis. Uma pelagem distintamente comprida ou felpuda é uma falta extremamente séria. 



Página Anterior     Home    

Nenhum comentário:

Postar um comentário