O treinamento de cães-guia

O processo para a preparação de um cão-guia é feito em várias etapas, que iniciam antes mesmo dos animais nascerem. Na primeira delas, é realizado um trabalho de seleção e de análises genéticas com os cães reprodutores (matrizes), que tem como objetivo a garantia de um maior aproveitamento das ninhadas.
Aos dois meses de idade, os cães são adotados pelas famílias hospedeiras, que participam voluntariamente do projeto, realizando a socialização desses filhotes. Nesta etapa de socialização, os cães aprendem a conviver com todas as situações do dia-a-dia.
Ao completarem um ano de idade, os cães retornam para o Centro de Treinamento do projeto, onde passam inicialmente por avaliações de saúde e de comportamento.

Sendo aprovados, os cães passam então para a fase de treinamento, que dura seis meses, e é dividida em vários estágios, como por exemplo:
-Comandos iniciais - os cães aprendem a sentar, deitar, virar para a esquerda e para a direita, vestir o arreio etc.
- Primeiros obstáculos - os cães aprendem a lidar com pequenos obstáculos como ressaltos, degraus, pisos irregulares etc.
Simulação de situações externas - dentro do Centro de Treinamento, os cães aprendem a desviar de obstáculos como banco de praça, orelhão, caixa de correio, a caminhar por calçadas, faixa de pedestre etc.
- Treinamento externo - os cães vão para as ruas, onde são submetidos a situações reais, tanto em ambientes abertos, como praças, feiras, calçadões públicos, quanto em locais fechados, como rodoviária, estação de metrô, aeroporto, shoppings, restaurantes etc.
- Após a conclusão da etapa de treinamento, acontece a fase de adaptação, onde os deficientes visuais recebem todas as orientações técnicas, aprendendo assim a interagirem com os cães, e a comandá-los. Também nesta fase, recebem todas as orientações veterinárias para os cuidados necessários com os animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário